segunda-feira, julho 31, 2006

O Negócio do Sol



Os tempos em que se ia á praia de chapéu de sol, geleira e garrafão de vinho já lá vão. Os portugueses estão mais refinados nas suas idas á praia e isso acaba por pesar na suas carteiras. Um dia de de areia e mar já pode custar mais de 20 euros, sem que para isso sejam necessárias grandes extravagâncias. Basta alugar um toldo ou uma "palhota", pagar o estacionamento e comprar uma garrafa de água. E com isto lá se vai a ideia de praias gratuitas. Apanhar sol é saudável, mas há que ter certos cuidados com a exposição ao sol, aliando isto, ao facto de os mais jovens não gostarem de andar carregados com os chapéus de sol, os concessionários arranjaram um verdadeiro "negócio da china" com o aluguer de toldos ou "palhotas". Em grande parte das praias portuguesas que oferecem esta comodidade, o aluguer de uma sombra não fica por menos de 4 euros por dia, mas pode chegar até aos 13 euros (praia do Evaristo) por dia. A juntar á sombra, alguns concessionários, inspirados pelo que se faz na maioria das praias do resto da Europa, alugam espreguiçadeiras, como forma de ganharem ainda mais algum dinheiro. Outro dos custos de uma ida á praia pode ser o do estacionamento do carro, na maioria ainda se pode estacionar o carro gratuitamente, mas aquelas que ficam mais afastadas de uma estrada ou com maior espaço envolvente já disponibilizam lugares com sombra para deixar o carro, e aqui, os custos podem ir de 75 cêntimos a 19,20 euros (praia de Matosinhos) por dia. No que respeita á garrafa de água, indispensável para quem quer passar o dia, ou apenas algumas horas na praia, o preço pode ir de 50 cêntimos até ao 1,50 euro (praia do Meco). A despesa de uma ida á praia aumenta se englobarmos o custo do combustível gasto na deslocação, e sobe consideravelmente se uma família optar por almoçar, lanchar ou render-se aos encantos de saborear a tradicional bola de berlim, a bolacha americana, umas batatas fritas ou um simples gelado. Por tudo isto, eu pergunto . . . será que o sol é mesmo para todos !!??

4 Comments:

Blogger lagarto said...

no meio de tdas essas explorações a única k me indigna profundamente é a do estacionamento! pk há praias onde isso quase faz c k elas sejam privativas! olha o nosso portinho da arrábida...já viste k kem ñ dá dois euros deixa o carro a 2kms da praia e o k se sobe ao fim do dia pa xegar ao carro?!?!?!

01 agosto, 2006 00:30  
Blogger Visconde said...

É verdade, eu já fiz isso e posso dizer que depois de um dia de praia, fazer 2Kms até ao carro a pé não é nada fácil, e até nem foi por não querer pagar os 2 euros, foi por não ter lugar no parque, porque como sabes, aquele parque, para a quantidade de pessoas que se deslocam para aquela praia, é muito, mas mesmo muito pequeno. Achei uma vergonha, o que se paga em Matosinhos ... 19,20 euros !!?? Será que lá, durante o tempo que o carro está estacionado, aspiram, lavam e ainda fazem a revisão ???

Grande abraço

01 agosto, 2006 17:02  
Blogger lagarto said...

fazem fazem...o k arriscas a k te façam ao carro num parque de praia é mesmo aspirarem-te tudo o k lá tá dentro dpo de te partirem os vidros da frente..este país...já tamos a vender a alma a espanha, agr será k teremos tb de vender a mãe?! fico triste...

01 agosto, 2006 17:54  
Blogger jomaolme said...

Tudo é motivo para fazer dinheiro! E as coisas existem pq há quem as alimente! Não é por mim, que levo o meu guarda sol e um lanchinho, e qd vou p a praia não gasto dinheiro nenhum...nem no estacionamento!! Não dou dinheiro nenhum...comigo não hão-de viver...

Beijokas

03 agosto, 2006 10:58  

Enviar um comentário

<< Home