Vida selvagem
O bem-te-vi (Brasil) ou grande-kiskadi (Portugal) é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos de nome científico Pitangus sulphuratus, que provêm de pitanga guassu, ou seja, pitanga grande, forma pela qual os índios brasileiros tupi-guarani o chamavam; e do latim sulphuratus, pela cor amarela como enxofre no ventre da ave. A espécie é ainda conhecida pelos índios como pituã, pitaguá ou puintaguá. Outras acepções existentes são triste-vida, bentevi, bem-te-vi-verdadeiro, bem-te-vi-de-coria, tiuí, teuí, tic-tiui e siririca (somente para fêmeas). A versão portuguesa da palavra se assemelha com a anglófona: great kiskadee. Medindo cerca de 23,5 cm, caracteriza-se principalmente pela coloração amarela viva no ventre e uma listra branca no alto da cabeça.
P.S: Conta-se, que certo dia, lá para os lados da mata do Jamor, uma destas aves, conseguiu derrotar 10 gigantescos dragões, é certo que não passa de uma história inventada, mas não é por isso, que não deixa de ser uma história engraçada . . .
4 Comments:
Bem...
É certo que depois de cerca de 45 mins a jogar contra dez essa ave rara lá conseguiu marcar 2 golos...
Mas estavam a ver que não, n é??
Nem a jogar contra um FCP " anormal"...ahahahah!!!
Beijokas
ahahah! é o TIUÍ!lol!
andaste a ler o artigo k saíu num dos 3 jornais! sim...k eu comprei os 3!ahaha
lol!!!
Lagarto, 3 jornais??lol
Jomaolme: Ás vezes contra 10 até é mais dificíl, até acho que o porto jogou melhor com 10 do que com 11, só não percebi a do porto "anormal". Beijocas
Lagarto: 3 jornais!!?? Amigo, perdeste mesmo a cabeça... eh eh eh.Abraço
Enviar um comentário
<< Home