sexta-feira, maio 19, 2006

Diário de viagem (Cuba) - parte 23





A viagem até ao aeroporto durou aproximadamente 1 hora, eram aproximadamente 16 horas e 30 minutos quando cheguei ao aeroporto de Varadero, chegado ao aeroporto verifiquei que o meu voo era o S4-9311 da companhia aérea SATA, cuja partida estava prevista para as 19 horas, de seguida tratei das formalidades exigidas no aeroporto (o meu check in e o da bagagem), em seguida dirigi-me a zona do controle dos passaportes e desta vez pedi que me carimbassem o passaporte, o meu pedido foi atendido, não cheguei a perceber muito bem porque é que só carimbam os passaportes quando se pede para o fazerem, provavelmente será por Cuba ser um País muito especial. Já na zona do free shop aproveitei para fazer as minhas últimas compras (t-shirts , charutos e rum) e tirar algumas fotografias. O tempo começou a ficar muito mau, começou a chover muito e a cair relâmpagos, um dos quais provocou momentaneamente um corte de energia no aeroporto, a dada altura comecei a pensar que a minha partida seria adiada devido ao mau tempo, felizmente isso não aconteceu. Por volta das 18 horas e 40 minutos entrei no avião, o meu lugar era o 22 G, ficava situado junto a uma das janelas do avião, verifiquei que o mau tempo continuava, a chuva era tão intensa que eu não conseguia observar praticamente nada no exterior. Aproximadamente as 19 horas e 15 minutos o comandante de aeronave informa pela primeira vez, que devido ao mau tempo ainda não há ordem por parte da torre de controle para se proceder a descolagem , mas que o mau tempo será passageiro. Passado meia hora , e já com os passageiros (eu incluido) a começarem a ficar um pouco impacientes, o comandante informa pela segunda vez que o mau tempo ainda não permite a descolagem, mas que não se justifica a saída dos passageiros do avião, uma vez que o mau tempo é passageiro e a qualquer momento a ordem para descolar será dada. Por volta das 20 horas e 30 minutos o comandante informa pela terceira vez que ainda não estão reunidas as condições necessárias para se proceder a descolagem, mas que dentro de alguns minutos essas condições estarão reunidas. Finalmente ás 20 horas e 45 minutos o comandante informa que o tempo já permite a descolagem, todos nós nos sentimos mais aliviados, afinal foram aproximadamente 2 horas fechados no avião á espera da descolagem, a descolagem decorreu dentro da normalidade e eu deixo Cuba, um País no qual eu passei duas semanas de férias maravilhosas, e do qual eu trouxe excelentes recordações, quem sabe se um dia lá voltarei. A viagem decorreu sem problemas e durou aproximadamente 8 horas, esse tempo foi aproveitado para fazer um balanço destas férias (o que posso dizer é que ... ADOREI, ADOREI, ADOREI !!). Pouco passava das 5 horas da manhã, hora cubana, 10 horas da manhã, hora portuguesa, do dia 17 de Agosto, terça-feira, quando o avião da SATA que me transportava aterrou no aeroporto da Portela, em Lisboa, estava assim concluida a minha viagem a Cuba. Resta dizer que nesta viagem tive a companhia de um excelente grupo, que comigo compartilhou esta aventura.
------------------------------------------------------ FIM ---------------------------------------------

5 Comments:

Blogger jomaolme said...

Ainda não fui a Cuba!
Era p lá ter ido nas férias de verão do ano passado( as minhas férias de verão são sp em outubro ou novembro) mas optei por ir p o méxico!!
Conclusão??A minha espera foi bem maior q a tua...12 horas p descolar de Lisboa e 2 dias de atraso no México! Pq? Furacão Wilma!Queres mais mau tempo???

19 maio, 2006 18:22  
Blogger lagarto said...

mas olha lá jorginho, afinal kt tempo tiveste tu em Cuba pa dar 23 partes de diário?é k eu pensava k não tinha xegado a 15 dias...lol

19 maio, 2006 19:22  
Blogger Visconde said...

Cara jomaolme, realmente a tua espera foi bem pior, quanto a furacões ficámos empatados, tu apanhaste o Wilma, eu apanhei o Charlie ... contingências de quem viaja. Também gostava muito de conhecer o méxico.
Beijocas.
Amigo lagarto, no total foram 15 dias. Optei por partilhar com vocês, quase tudo o que me aconteceu nesta viagem (daí isto ser um diário) sem ligar muito á quantidade de palavras que utilizava, porque numa viagem destas, temos sempre muito para contar.
Grande abraço.

20 maio, 2006 19:16  
Blogger jomaolme said...

Não li o teu "diário" todo, apenas este post mas espero q n tenhas estado fechado 3 dias num quarto sem água, luz e comida decente(qd ela chegava p todos)!!
Vai ao México que aquilo vale a pena...Mas informa-te bem sobre esse traste de tempo a ver se n apanhas mais nenhum furacão...

Beijoka

22 maio, 2006 18:04  
Blogger Visconde said...

Felizmente só estive fechado num quarto umas 8 horas, mas com comida decente. Eu acho que na maior parte dos casos, quando te dizem que vais apanhar um furacão, já te encontras no destino escolhido, caso contrário o melhor é mudar as férias, porque ir de férias, e ter de estar fechado num sitio qualquer é muito mau.

22 maio, 2006 23:03  

Enviar um comentário

<< Home