quarta-feira, novembro 15, 2006

Ser feliz ou ter razão



Oito da noite numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar em casa de uns amigos. A morada é nova, bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber:
- Se tinhas tanta certeza de que eu estava a ir pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais ...
E ela diz:

- Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Ser feliz ou ter razão, eis a questão ...

6 Comments:

Blogger lagarto said...

muito bem! é verdade! às vezes mais vale fazer assim!

olha, deixei-te um desafio no "vacuo da mente", vai lá ver.

abraço

15 novembro, 2006 15:48  
Blogger jomaolme said...

Definitivamente prefiro ser feliz!!!Por isso qd me encontro numa situação dessas prefiro não insistir!! Chatices para quê??

Beijokas

15 novembro, 2006 18:55  
Blogger PeterPan said...

Eu decido por ser feliz, porque por vezes a razão não é tudo, é simplemente o vingar da opinião daquela pessoa, e tudo o que ali li tem todo o sentido, bom post meu grande amigo....

16 novembro, 2006 11:31  
Blogger Principessa said...

tudo depende da situação, do dia, do estado de espírito...

já me aconteceu ter escolhido ser feliz, outras simplesmente ter razão, mesmo quando depois se provava que não tinha e a minha atitude não tinha passado de teimosia...

enfim, dizem que aprendemos com os erros...

16 novembro, 2006 12:56  
Blogger lagarto said...

oh mha cara princi...e quantas vezes te provei eu k ñ tinhas razão...e k és teimosa!=p

16 novembro, 2006 13:54  
Blogger Principessa said...

olha quem fala lagarto!!

oh visconde, se calhar devias trocar o titulo para "e diz o roto para o nú!" lol

21 novembro, 2006 09:36  

Enviar um comentário

<< Home