quarta-feira, julho 06, 2005

Diário de viagem (Cuba) - parte 7





Como houve um atraso no autocarro que me levaria ao aeroporto,
acabei somente por deixar o hotel em direcçao ao aeroporto por
volta das 14 horas. A viagem ate ao aeroporto durou aproxima-
damente 40 minutos, este aeroporto tinha como particularidade o
facto de ser um aeroporto civil/militar, sendo por isso bem mais
pequeno (o mais pequeno de todos por onde eu ja passei ate ao
momento) do que o aeroporto principal de Havana, este aeroporto
serve essencialmente para pequenas viagens, cumpridas mais uma
vez todas as formalidades exigidas no aeroporto, la apanhei o aviao
com destino a CAYO LARGO, o aviao pertencia a uma pequena
companhia aerea cubana chamada AEROGAVIOTA (e nao
aerogaivota), sao avioes (ver foto) que levam cerca de 30 passageiros
cada um, e tem uma historia muito curiosa: tem cerca de 30 e tal
anos de vida, ainda sao a helice, foram la deixados pelos russos em
Cuba e inicialmente eram avioes exclusivamente militares, serviam
para lançar paraquedistas, mantimentos ou outras coisas de
paraquedas (tanto que os passageiros entram pela traseira do aviao)
e so muito mais tarde foram transformados para levar passageiros,
ainda hoje voam devido ao facto de nao darem problemas (excelentes
motores) e ao seu baixo custo de manutençao. Os unicos problemas
destes avioes para mim foram o facto de nao serem muito confortaveis,
e se ouvir muito o barulho dos motores durante o voo, o que acaba por
ser normal em avioes nestas condiçoes, de resto a viagem ate CAYO
LARGO decorreu sem nenhum sobressalto e durou aproximadamente
50 minutos, aterrei no aeroporto VILO ACUNA de Cayo Largo por volta
das 16 horas e 30 minutos, este aeroporto nao sendo muito grande, ainda
assim dispoe de uma pista onde aterram avioes de grandes dimensoes,
a titulo de curiosidade e meramente exemplificativo: a existencia de
voos directos do Canada para aqui.
(continua)